26 de Março de 2014

A REPÚBLICA DA NUTRIÇÃO: Ganhe Saúde e Não Peso

Nutricionista - Hugo Comparotto
Nutricionista - Hugo Comparotto

Texto sobre a alimentação dos estudantes universitários.


A REPÚBLICA DA NUTRIÇÃO: Ganhe Saúde e Não Peso.


O ingresso na universidade vem agregado a uma série de mudanças no estilo de vida. Sobretudo para aqueles que vão estudar em cidades diferentes dos pais. Os universitários normalmente tem pouco dinheiro, muito trabalho e moram em repúblicas.
Mudanças no estilo de vida não são fáceis. Sair da proteção dos pais e ter que cuidar de todas as responsabilidades diárias em um ambiente totalmente desconhecido, a principio é uma tarefa difícil.
A vida universitária exige bastante do nosso corpo. Aulas intermináveis, provas, trabalhos, que significam dias de muito estudo e noites mal dormidas. Se não bastasse tudo isso, não temos mais a comidinha da mamãe, roupinha lavada e passada e casa limpa. Com esse estilo de vida intenso é natural que o corpo sofra. E as manifestações mais comuns podem ser observadas com a diminuição da imunidade corporal e alterações no peso corporal.

Tudo isso parece um pesadelo, mas está bem longe de ser. Rapidamente as pessoas conseguem driblar alguns obstáculos, aprendendo a otimizar o tempo disponível, sobrando muito tempo para diversão.

fonte imagem: http://espacoalternativonatural.wordpress.com/
fonte imagem: http://espacoalternativonatural.wordpress.com/

O combustível essencial para todo esse padrão de vida agitada é ter uma alimentação equilibrada. Assim terá mais disposição e vitalidade para aguentar todas as tarefas diárias. E esse parece ser o maior obstáculo. Porém com algumas dicas simples é possível manter hábitos saudáveis que irão contribuir para um melhor aproveitamento dessa fase da vida.

Uma estratégia é dedicar um dia da semana para o preparo de refeições para a semana toda. Ou seja, prepare uma quantidade grande de arroz e feijão e divida em porções diárias em diferentes tupperwares e congele. Assim a cada dia de manhã, basta tirar do congelador aquilo que for consumir no dia. O mesmo é válido para as carnes. Compre no supermercado carnes já cortadas, e congele da mesma maneira, separadas por porções diárias. Assim basta apenas se preocupar em adicionar algumas folhas e legumes as suas refeições e pronto. Em aproximadamente 15 minutos você terá uma refeição completa.

Lanches Saudáveis
Lanches Saudáveis

Outra opção muito usada pelos estudantes são os lanches, para torná-los mais saudáveis dê preferência a pães integrais e com adição de grãos, eles são ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Ajudam a saciar a fome e controlar o açúcar no sangue. A cor do queijo normalmente indica o teor de gordura. Quanto mais amarelo mais gorduroso, adote os queijos brancos em sua alimentação, prefira ricota, queijo minas light, cottage e requeijão light. Evite adicionar embutidos, algumas opções são magras, como o peito de peru, porém contem alta quantidade de conservantes e sódio, não sendo recomendado o consumo diariamente. Você pode adicionar outros ingredientes ao seu lanche como vegetais, frango, atum, de preferência conservado em água e até mesmo um omelete.

Não se perca no tempo. O ideal é comer a cada 3 horas e manter-se sempre alimentado. Essa é uma boa estratégia para acelerar o metabolismo. Sem contar que ficar um grande tempo sem comer aumenta a fome e o desejo por doce. Isso acontece porque a taxa de açúcar, no sangue diminui, fazendo com que desperte o desejo de consumir um alimento doce que forneça glicose imediatamente.

Não exagere no consumo de refrigerantes, isso é valido também para as versões lights e zero. Adoçantes artificiais podem aumentar o desejo de ingerir alimentos doces. Dê preferência a sucos naturais, água e água de coco.
Se o aumento de peso desencadear desespero, nunca aposte em dietas radicais. Adotar uma dieta muito rígida é quase garantia de que seu esforço será em vão e terá vários episódios de impulsos de gula, frustrando todo o processo.

O que muitos pensam é que fazer dieta é caro, primeiramente vamos à definição de dieta: Dieta não é uma fase da vida, alguns meses ou um período que ficamos restritos de tudo que gostamos para alcançar ou manter o peso desejado. A palavra dieta, de origem grega, significa modo de vida, estilo de vida saudável. O segredo é buscar o equilíbrio entre os alimentos, diversificando cores, sabores e atentar-se para a sensação de saciedade e o comer simplesmente por vontade de comer.

fonte imagem: http://fitpremium.wordpress.com/
fonte imagem: http://fitpremium.wordpress.com/

Outro problema são as noite mal dormidas. Estudos demonstram que dormir poucas horas pode levar ao consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras. Pouco sono pode aumentar o apetite porque causa confusão no centro de recompensa do cérebro. Além de alterar hormônios que favorecerão um maior acúmulo de gorduras. Não conseguiu cumprir a quantidades de horas de sono recomendadas? Acorde e faça um café da manhã reforçado e saudável. Com produtos lácteos, sucos, frutas e lanches integrais. As frutas são opções baratas que se enquadram perfeitamente entre os lanches. Além de pouco calóricas fornecem micronutrientes, que irão auxiliar no fortalecimento imunológico.

65

Reserve um tempo para você. Pratique esportes. Normalmente os alunos se organizam em associações, disponibilizando treinos de diferentes modalidades esportivas. Participe, o esporte além de aumentar o gasto energético, promove saúde, além da integração e diversão.

Conheça e aprenda a driblar alguns vilões:
Doces: Limite a uma porção diária. O açúcar branco, perde os nutrientes no processo de refinamento, por isso é uma caloria vazia. Troque a sobremesa por fruta e prefira sempre os chocolates amargos. Na hora de preparar doces, substitua o açúcar refinado pelo mascavo, mel ou melado.

Pão: Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e essências para o trabalho muscular e mental. Você só precisa fazer boas escolhas. Deve consumir de 5 a 9 porções de Pães, massas, cereais, biscoitos e frutas. Comer apenas carboidratos de alto índice glicêmico, como pães e massas feitos de farinha branca, faz com que o nível de açúcar no sangue tenha um pico. Isso estimula a liberação de insulina, hormônio que auxilia a transformação da glicose em reserva de gordura e deixa-o com fome de novo em poucos minutos. O ideal é consumir mais carboidratos de baixo índice glicêmico, aqueles que o corpo demora mais para metabolizar, como arroz e massa integral. Essas versões também são ricas em vitaminas, minerais e fibras, contribuindo para uma maior saciedade.

Vilões de Uma Alimentação Saudável
Vilões de Uma Alimentação Saudável

Fritura: A soma das gorduras não pode ultrapassar 30% da cota diária de calorias. As saturadas não devem contar 10%. Como é difícil ficar sem fritura no barzinho com os amigos. Porém no dia a dia prefira as gorduras boas. Opte pelo azeite e coma frutas oleaginosas, como nozes e castanhas. Eles são capazes de suprir as necessidades do corpo. No dia a dia evite preparações empanadas e fritas.

Sal: O indicado é ingerir 5 g de sal por dia. Cuidado com congelados, enlatados e salgadinhos, pois contem muito sódio porque ele aumenta a validade dos produtos. O sal tem a capacidade de reter líquido e você incha. Isso faz a diferença na hora de fechar aquela calça. Caso o líquido não seja eliminado eficientemente, o sistema cardiovascular fica sobrecarregado e sua pressão sobe. Dê gosto a comida com ervas como manjericão, orégano, hortelã, coentro, entre outros. Fuja de temperos prontos e tire o saleiro da mesa para evitar a mania de colocar mais sal na comida já temperada.

Carne Vermelha: Uma porção média, em três refeições por semana é o suficiente para suprir os benefícios que a carne vermelha contém. Não coma em excesso, a carne vermelha contém uma quantidade elevada de gordura saturada. Prefira sempre os cortes mais magros, e varie ao longo da semana ingerindo frango e peixes – uma opção barata e gostosa é o filé de merluza.

Café: A cafeína estimula o sistema nervoso e produz um estado de alerta. Mas não exagere nas quantidades. A cafeína aumenta a acidez no estomago e pode causar dependência. Sem contar que faz você consumir mais açúcar. A dica é, não durma pouco achando que o café irá solucionar seus problemas. E evite na mesma refeição consumir café e refrigerante com cafeína.

Álcool: O indicado é consumir 30g por dia. O que corresponde a duas latas de cerveja. Cada grama de álcool fornece 7 kcal, portanto não deixe seu drink ainda mais calórico adicionando açúcar e leite condensado. Tente sempre intercalar uma dose com um copo de água. Essa estratégia ajuda a evitar desidratação e leva a um menor consumo alcoólico.

Por Dr. Hugo Comparotto e Estagiário Tiago Mazzilli

Nutricionista pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
Nutrição Clinica, Esportiva, Emagrecimento 
 
Clínica Ribeirão Preto: (16) - 38781515
Clínica Araraquara: (16) - 33241904
         Celular: (16) - 82241111          
 
acessem:
 
Pratiquem hábitos saudáveis!!!
Um GRANDE beijo,
Lyvia Mendes - DIETA ETERNA
kissheartkiss
Compartilhar

19 de Março de 2014

FERRERO ROCHER DIETA ETERNA

fERERE

FERRERO ROCHER DIETA ETERNA

Ingredientes

1 batata doce pequena

3 col de sopa de coco ralado sem açúcar

2 col de sopa de whey sabor cookie ou baunilha

Gotas de essência de baunilha

Amêndoas para o recheio

Preparo

Cozinhe e amasse a batata doce, acrescente a ela, 1 col do coco (reserve as outras colheres para finalizar), a whey e a essência de baunilha. Amasse esta mistura até que se torne uma massa homogênea. Forme bolinhas,  e recheia-as com as amêndoas, para finalizar passe-as no coco ralado e sirva-se.

Diquinhas

- Faça de seu Ferrero Rocher um pré-treino de alta qualidade.

- Diminua a ingestão de carboidrato durante o almoço e saboreie uma deliciosa sobremesa.

FONTE DA FOTO: TODAEMFORMA
FONTE DA FOTO: TODAEMFORMA

Curiosidades

10 benefícios da batata doce

1 - Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente
2 - Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico
3 - Auxilia no emagrecimento pois diminui o apetite pela riqueza em fibras
4 - Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A
5 - A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial
6 - Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras
7 - Faz bem para a pele graças a vitamina E
8 - Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A
9 - Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C
10 - Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C

FONTE:wp.clicrbs

BOM APETITE!!!!

kisskisskiss

Compartilhar

25 de Fevereiro de 2014

Berinjela de Forno Com Carne Moída e Cottage

AA

Berinjela de Forno Com Carne Moída e Cottage

Ingredientes

Berinjelas
Carne moída (pronta)
Sal e orégano a gosto
Azeite 
Molho caseiro (reeita aqui no blog)

Cottage

Preparo

Lave bem as berinjelas e corte-as ao meio. Retire o miolo (com uma faca, superficialmente). Reserve.

Coloque as berinjelas em água e sal e leve para dar uma aferventada (elas ficam levemente macias).

Escorra-as para tirar toda a água.

Recheie as berinjelas com a carne moída e acomode-as em um refratário, coloque por cima o queijo cottage e o molho. Leve ao forno para gratinar, por cerca de 20min.

Diquinhas:

Acrescente ao prato um carboidrato saudável como: mandioca ou batatas doces cozidas e temperadas com azeite e limão.

Para que fique ainda mais saudável sirva com uma salada simples.

fonte: biopsicosaude
fonte: biopsicosaude

CURIOSIDADES:

A berinjela é composta por diversos nutrientes importantes para a manutenção da saúde. Seguem alguns nutrientes especiais encontrados em sua composição, bem como algumas das suas funções.

1) Magnésio: atua nas reações enzimáticas e faz parte da constituição dos ossos e dentes;
2) Zinco: atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico e está diretamente relacionado à reprodução;
3) Potássio: atua na contração muscular, na síntese de glicogênio e no metabolismo protéico e de carboidratos;
4) Cálcio: atua na formação dos ossos e dentes, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular;
5) Vitamina B1: exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e das gorduras;
6) Vitamina B2: atua em diversos processos metabólicos no organismo, bem como na transformação de gorduras, proteínas e carboidratos;
7) Vitamina C: atua como antirradicais livres, facilita a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.

Além destes compostos, contêm fenóis que agem como antioxidantes. Estas substâncias possuem atividade anti-inflamatória para evitar que as plaquetas sanguíneas se aglomerem. Ainda, inibe a ação dos radicais livres no organismo para proteger as moléculas de DNA e prevenir processos carcinogênicos. FONTE:MINHAVIDA

BOM APETITE!!!kisskisskiss

Compartilhar

busca

Lyvia Mendes

Uma pessoa de bem com a vida, que com reeducação alimentar e atividade física conseguiu eliminar mais de 20kg e se sentiu com a necessidade de ajudar a quem quer ou precise.

novidades

Receba novidades em seu e-mail e participe de promoções, sorteio de brindes e muito mais!

Masculino

Feminino

© Copyright 2013 - Blog Dieta Eterna. Todos os direitos reservados.

by MediaPlus