11 de Setembro de 2014

Anticoncepcionais X Ganho de Massa Muscular

Dr. Alexandre Ramos - Cirurgião Plástico e Generalista
Dr. Alexandre Ramos - Cirurgião Plástico e Generalista

Anticoncepcionais prejudicam o ganho de massa magra?

Infelizmente a resposta é sim!

        Agora vamos tentar entender um pouco o porquê disso.

        A função de uma pílula anticoncepcional é inibir a liberação dos ovócitos (óvulos não fecundados) pelos ovários, processo conhecido como ovulação que acontece em média 14 dias antes da menstruação.
        Esse processo se faz pela liberação de dois hormônios: estrógeno e progesterona . O estrógeno muitas vezes é responsável pelo aumento do apetite e como consequência o ganho de peso , mas não que aja
influenciando no ganho direto de peso. A progesterona pode auxiliar na retenção de líquidos e no caso da “pilula do dia seguinte” que é composta de uma grande quantidade de progesterona, pode inclusive
prejudicar seu rendimento na academia.

ll

        Mas vamos ao ponto em que a ação desses hormônios prejudica de forma direta o seu ganho de massa magra.

        A diferença encontrada entre os grupos de pessoas usuárias e não usuárias de anticoncepcionais orais parece estar relacionada principalmente com a diferença na concentração de hormônios envolvidos no crescimento muscular, bem como os envolvidos na degradação muscular.

       Mulheres que usam pílulas têm menores níveis de hormônios anabólicos.

       Como estamos ingerindo algo exógeno (“que vem de fora”), nosso corpo diminui a produção de hormônios endógenos (produzidos pelo corpo). Desta forma, os níveis de estradiol, progesterona e
testosterona diminuem e interferem nos níveis de cortisol.

555

        Os anticoncepcionais administrados por via oral estimulam a produção pelo fígado de uma proteína chamada Sexual Hormone Binding Globulin (SHBG) ou Globulina Ligadora de Hormônio Sexual e essa se liga de forma muito intensa à testosterona total, diminuindo sua forma livre que é a forma ativa do hormônio.

        Esta situação ocorre tanto nas usuárias de pílula anticoncepcional, como nas mulheres que fazem reposição hormonal na menopausa, com hormônios tomados via oral.

        A testosterona é um hormônio esteróide (formado a partir do colesterol) importantíssimo na mulher, mesmo com valores de 20 a 30 vezes menor do que os homens. O declínio deste hormônio (que já é mais baixo nas mulheres) pode gerar um estado de deficiência que se manifesta insidiosamente por diminuição da função sexual, do bem estar, da energia, leva ao catabolismo (perda de massa magra), ganho de gordura e perda de massa óssea.

        Atualmente, orienta-se as pacientes usuárias de anticoncepcionais orais a dosar pelo menos semestralmente a testosterona total e livre, o SHBG, testosterona biodisponível e o estradiol. 

j

       Caso os exames revelem alterações, segundo análise de seu médico, as opções são:


- Suspender o uso do contraceptivo e/ou utilizar outro método;

- Ou o uso de fitoterápicos específicos que podem ajudar a aumentar a testosterona e/ou controlar o SHBG, como a crisina e o saw palmeto junto com algumas alterações na dieta , com enfoque mais em controle do índice de aromatase ( uma enzima que participa de todo esse processo). Por isso, o papel do Nutricionista em todo o processo se faz importante.

        Hoje se tornou mais comum usar derivados bioidênticos (substâncias hormonais que possuem exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos no corpo humano), todos sempre com acompanhamento de um medico.

        Portanto, como vimos, existe uma ligação sim entre o uso de contraceptivos orais e “menor ganho” de massa magra.

00

       Mesmo treinando e fazendo dieta sempre faça tudo sob orientação de um nutricionista esportivo e um médico para que sempre se obtenha os melhores resultados desejados!


Abraços do Dr.

Compartilhar

08 de Setembro de 2014

Salada de Macarrão Integral

Salalda

Salada de Macarrão Integral

Ingredientes

Frango grosseiramente desfiado ou atum a gosto
250gr de macarrão integral (penne ou parafuso)

Ingredientes
Ingredientes

Sugestões Para Uma Salada Deliciosa e Colorida

Milho, ervilha, cenoura ralada, tomate picadinho, cebola, azeitona, castanhas de caju ou amendoim, mix de pimentões.

Temperos a gosto (chimichurri, sal, limão, azeite ou maionese light, pimenta do reino, ervas desidratadas a gosto e cheiro verde a gosto)

Preparo
Preparo

Preparo

Cozinhe o macarrão, em um vasilhame junte a ele o restante dos ingredientes, misture bem e delicie!

Prontinho!

Um prato fácil, saboroso, light e delicioso para os dias mais quentes.

Diquinhas

- Para quem pesa os alimentos antes de consumi-los, é só pesar os ingredientes que enquadram em sua dieta, todos separadamente e temperá-lo individualmente.

Prato Pronto
Prato Pronto

- Esta salada é composta por, carboidrato, proteína e verduras de ótimas qualidades, sendo assim é uma refeição prática e completa.

Bom Apetite!!!kisskisskiss 

Compartilhar

06 de Setembro de 2014

Dieta e a Vontade por Doces

sa

      Dúvida frequente que recebo de meus seguidores e leitores, o que comer e o que fazer para driblarmos a vontade por doces?

      Algumas dicas são infalíveis, como optar por doces mais saudáveis, menos gordurosos e açucarados, como iogurtes desnatados com frutas e castanhas, Pudins Fit e Proteicos (a receita está aqui no blog), geleias naturais e sem açúcar, entre outras receitinhas que vamos adaptando.

      Para nós que pretendemos emagrecer ou manter uma dieta sáudavel e equilibrada costumamos sofrer com essas tentações, brigadeiro, tortas, pudins, mas resistir à vontade de comer doces pode não ser tão difícil quanto parece.

       Uma dieta equilibrada e com alimentos ricos em triptofano, um aminoácido que atua na produção de serotonina, ajudam bastante nessa tarefa. A deficiência de serotonina no organismo pode alterar o humor, o sono e a necessidade de consumir carboidratos. Ou seja, sem essa substância, a fome de guloseimas aumenta.

       Trouxe então alguns destes alimentos para que vocês possam, como eu, driblar esta vontade que tanto nos tira dos eixos.

bbb

Tâmara

Boa para crianças e praticantes de esportes, a tâmara é uma fonte de energia rica em potássio, cobre, magnésio e cálcio, além, claro, do aminoácido triptofano. A vitamina B5 que também integra sua composição é outra fonte que auxilia no combate à insônia e aos problemas do sono. E para os que desejam reduzir o açúcar, uma boa notícia: o sabor dessa fruta é agridoce e, por isso, é quase uma sobremesa.

nnn

Banana

Rica em triptofano, a banana tem um papel importante na dieta de quem quer diminuir a quantidade de doces, mas também é reconhecida por outros motivos. Fonte de fibras, magnésio, potássio e vitaminas A, C e B6, ela é boa para melhorar o humor, reduzir a fadiga mental, e combater a depressão, as câimbras e dores musculares.

ff

Amendoim

Com moderação, claro, consumir amendoim pode ir muito além do combate à vontade de comer doces. Por ser fonte de ácidos graxos como o oleico, linoleico e alfa-linoleico, proteína vegetal, fibra diurética, vitaminas antioxidantes e minerais, o alimento previne doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e triglicérides, dá mais disposição, melhora o humor, combate o envelhecimento precoce e o estresse.

Carnes

Principalmente peixe e carnes magras, como o peru, são boas fontes de triptofano, então, constituem aliadas na resistência ao açúcar. Por serem também ricas em proteínas, elas são importantes ainda para o desenvolvimento da massa muscular, do sistema imunológico e para a produção de hormônios. No caso do peixe, o ômega 3 atua na redução do colesterol, na redução de inflamações e de alergias.

Leite

Além de ajudar na produção de serotonina (decorrente do triptofano), que melhora o humor, o leite é uma das melhores fontes de cálcio para o organismo. Isso faz dele uma poderosa arma no combate e na prevenção da osteoporose. Além disso, o alimento ainda é fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, outros minerais e vitaminas, como A e D. Exceto para os intolerantes a lactose.

lll

Ovos

O triptofano não é o único nutriente presente no ovo que faz com que ele seja uma boa opção para incluir na dieta. A colina contida nele é boa para a saúde dos olhos e o ácido fólico é importante no combate à anemia e na prevenção de doenças cardiovasculares e do mal de Alzheimer.

ll

Grão-de-bico

Por conta do triptofano, o grão-de-bico ajuda também a dar a sensação de bem-estar e felicidade (sem precisar de açúcar, claro). Essa leguminosa é rica em proteínas, sais minerais, vitaminas do complexo B e magnésio, que proporciona relaxamento, reduz a ansiedade e o estresse. Por ter fibras, ele ainda é bom para o funcionamento dos intestinos.

          No instagram Dieta Eterna e no facebook Dieta Eterna apresento de forma prãtica e saudãvel algumas destas receitinhas que fazem parte de meu dia-a-dia. 

Sigam.

Grande Beijo,

Lyvia Mendes

fonte Revista Exame

Compartilhar

busca

Lyvia Mendes

Uma pessoa de bem com a vida, que com reeducação alimentar e atividade física conseguiu eliminar mais de 25kg e se sentiu com a necessidade de ajudar a quem quer ou precise.

novidades

Receba novidades em seu e-mail e participe de promoções, sorteio de brindes e muito mais!

Masculino

Feminino

© Copyright 2013 - Blog Dieta Eterna. Todos os direitos reservados.

by MediaPlus